Planejamento da atividade com mídias digitais a ser desenvolvida na Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck.
Série: Eja / Ensino Médio
Série: Eja / Ensino Médio
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Discutir sobre a Ditadura e suas conseqüências para a sociedade brasileira; Entender como a música firmou-se como uma forma de protesto para extravasar a liberdade de expressão amordaçada. Comparar as criações musicais da época e com as músicas de protestos contemporâneas de interesse dos alunos.
Duração das atividades: 5 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Identificar o conhecimento deles sobre essa fase da história e relacionar com as músicas que eles ouvem atualmente.
Estratégias e recursos da aula
A história precisa ser trabalhada como algo dinâmico, vivo, dessa forma a capacidade de relações entre passado e futuro fica evidente para os alunos. Essa seqüência de atividade visa unir a linguagem do vídeo à linguagem musical para levar os alunos a entenderem a essência da ditadura e o que isso significou para a sociedade brasileira.
Seqüência didática:
1. “O Regime Militar (Ditadura) foi instaurado pelo golpe de Estado de 31 de março de 1964. Estende-se até o final do processo de abertura política, em 1985. É marcado por autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição policial e militar, prisão e tortura dos opositores e pela censura prévia aos meios de comunicação.” Utilize essa atividade para identificar o conhecimento que os alunos já têm sobre o tema e o que precisa ser lapidado.
2. Disponibilize para os alunos o recurso de vídeo que mostra um panorama da ditadura nas palavras de Boris Fausto, um historiador, que com palavras simples e contundentes nos leva para outra época da história brasileira.
Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=lo6R7bFNYWg
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=iq3s2Qb5c8&feature=PlayList&p=0B54626DB9FFC31F&playnext=1&playnext_from=PL&index=24
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=XqlBRyHpnVM&feature=PlayList&p=0B54626DB9FFC31F&playnext=1&playnext_from=PL&index=25
Vídeo resumindo ao todo a ditadura: http://www.youtube.com/watch?v=7PYsiQbWJPs
3. Peça para os alunos pesquisarem o que foi o AI- 5 veja no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_Institucional_n%C2%BA_5 .4. Qual foi o papel que muitos estudantes desempenharam na ditadura?5. Proponha um desafio: o aluno deverá colocar-se como um estudante da época da ditadura e registrar esse momento em uma página de um diário. Para fomentar a criatividade, leia um trecho do livro de Anne Frank. Indique sites para que eles possam ler sobre o assunto e tornar a atividade o mais verossímil possível. 6. Faça sessões de cinema:
Sugestões: O ano em que meus pais saíram de férias;O que é isso companheiro?Ação entre Amigos; Beto Brant, 1998 Barra 68, Sem Perder A Ternura; Vladimir Carvalho, 2000 Bom Burguês, O; Oswaldo Caldeira, 1979 Bye Bye Brasil; Cacá Diegues, 1979 Cabra Marcado Para Morrer; Eduardo Coutinho, 1964/84 Eles não Usam Black-Tie; Leon Hirszman, 1981 Hora e a Vez de Augusto Matraga, A; Roberto Santos, 1965 Jango; Silvio Tendler, 1984 Nunca Fomos Tão Felizes; Murilo Salles, 1983 Pra Frente, Brasil; Roberto Farias, 1983 Terra Em Transe; Glauber Rocha, 1967Fonte: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/ditadura/para_ver.htm A cada sessão converse com os alunos, valide conhecimentos, opiniões, discordâncias, etc. O importante é alimentar o debate de boas idéias. É necessário também ter assistido ao filme proposto anteriormente para fazer boas intervenções para os alunos. 7. Peça para os alunos em roda lerem seus diários fictícios. 8. Traga um rádio e letras de músicas, para os alunos interpretarem o sentido das canções. Sugestões de Canções: Cálice Chico Buarque de HolandaApesar de você Chico Buarque de HolandaRoda viva Chico Buarque de HolandaO bêbado e o equilibrista Elis ReginaPara não dizer que não falei das flores Geraldo VandréAlegria, alegria Caetano VelosoÉ proibido proibir Caetano Veloso 9. Indique que os alunos tragam músicas de protesto atuais. 10. Debata as letras das músicas trazidas pelos alunos e contextualize a contemporaneidade dos fatos.
Recursos Educacionais:
Regime Militar Vídeo
Músicas Som / TV aclopado com o DVD
Recursos Complementares:
http://www.culturabrasil.pro.br/ditadura.htm%20http:/www.historiadobrasil.net/ditadura/ http://www.memoriaestudantil.org.br/main.asp?Team=%7B6CB6B3C4-B6BF-4D56-8B2E-286CD15F2893%7D http://www.mundosites.net/historiadobrasil/ditaduramilitar.htm
Avaliação
Relacione a primeira produção dos alunos em comparação com o diário fictício que cada um irá criar e identifique os avanços. Identifique a capacidade dos alunos relacionarem as músicas de protesto da época às contemporâneas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário